Apartamento à venda, com 3 dormitórios sendo 1 suÃte, 2 banheiros, 1 vaga de garagem. Vila Cruzeiro, Ãtima oportunidade...
Oportunidade Agende uma visita conosco
História
Essa favela surgiu no século XIX e os primeiros moradores eram escravos fugidos que ficavam no local sob a proteção de um padre abolicionista da Igreja da Penha. Até hoje, as terras onde fica a favela são de propriedade da igreja.
Hoje, o predomÃnio dos afro-descendentes está presente em toda parte: no samba, no futebol e até nos salões de beleza. Apesar da falta de informações mais precisas, pode-se estimar que boa parte dos 70 mil residentes de Vila Cruzeiro e Parque Proletário (segundo estimava da associação de moradores) sejam negros.
Em finais do século 19, um certo padre Ricardo, republicano e abolicionista, capelão da irmandade da Penha, costumava abrigar em sua casa escravos fugidos das redondezas. O lugar terminou conhecido como Quilombo da Penha.
Alberto conta, ainda, que expressões da cultura negra sempre foram fortes na Penha e em suas comunidades.
A capoeira continua sendo tradicional desde o século XIX até hoje. E um dos grupos mais fortes de Folia de Reis na cidade, que saÃa nos anos 1950, era daqui da região, entre Vila Cruzeiro e Merindiba.
Outro fator que demonstra uma expressão da cultura negra na comunidade é a escola mirim Petizes da Penha.
Uma outra coisa que caracteriza a Vila Cruzeiro é o Campo do Ordem e Progresso, um campo de futebol que é umas das formas de lazer do local. Esse campo foi criado por volta dos anos 1950 por um morador antigo célebre chamado Sebastião Benedito. No Campo do Ordem e Progresso, surgiu o jogador de futebol Adriano Leite Ribeiro, mais conhecido como Adriano Imperador. Adriano, até hoje, frequenta a comunidade onde nasceu, cresceu e tem muitos amigos.[2]
No campo Ordem e Progresso, situava-se o espaço Criança Esperança, projeto este que foi substituÃdo pelo projeto IBISS.
Explore mais a região...
Conheça o Bairro Chácara Santo Antônio em São Paulo
Sobre o bairro
A Chácara Santo Antônio é um bairro nobre, pertencente ao distrito de Santo Amaro, localizado em uma das melhores regiões para se morar na capital paulista. à vizinha dos bairros Morumbi e Brooklin.
A região é uma das mais procuradas por quem procura um apartamento em São Paulo, destacando-se por sua infraestrutura, tranquilidade e facilidade de acesso aos pontos mais importantes da cidade através da Marginal Pinheiros.
Ruas e Avenidas
Dentre as ruas e avenidas mais importantes que cortam a Chácara Santo Antônio, podemos citar a própria Marginal Pinheiros, a avenida das Nações Unidas e as ruas Américo Brasiliense, Alexandre Dumas e Verbo Divino. Todas com diversas opções em termos de estabelecimentos comerciais.
Mobilidade e Transporte
Quem reside na região da Chácara Santo Antônio não enfrenta problemas relacionados ao transporte, uma vez que o bairro é atendido pelas estações de metrô Borba Gato e Alto da Boa Vista. Para q...
| Área útil | Área total | Ano de construção |
|---|---|---|
| 75 m² | 95 m² | 1999 |